Castrar é um ato de AMOR !!

Castre seu felino pelo projeto pagando apenas ajuda de custo no valor de: R$ 135,00

Para castração de cães entre em contato conosco. Clique Aqui

Tudo que você precisa saber sobre castração Mitos e Verdades.

A castração é um procedimento que traz benefícios à saúde e qualidade de vida dos pets, mas muitos tutores ainda têm dúvidas e até preconceito, por causa de certos mitos ou boatos.

Conheça neste artigo todos os mitos e verdades que acerca a castração de animais domésticos!

A castração pode deixar o animal mais tranquilo?

Verdade! A agressividade dos animais pode ser relacionada com a disputa pelas fêmeas, sendo, portanto, comportamento diretamente relacionado à atividade sexual. Por isso, pets castrados tendem a brigar menos entre si. Fêmeas também tendem a ficar mais dóceis, facilitando o convívio, também, com humanos, até diminuindo latidos e miados excessivos.

Entretanto, se o problema do animal for relacionado à hiperatividade, a castração não modificará seu comportamento.

Animal castrado engorda?

Mito! A obesidade nos pets é reflexo de uma alimentação calórica aliada à falta de exercícios.

Animal castrado não faz xixi por todos os cantos?

Verdade! A necessidade de urinar para demarcar território é eliminada, contribuindo para não ter odor de urina pela casa. Uma segunda vantagem, no caso das fêmeas, é não ter manchas de sangue pela casa em épocas de cio.

Fêmeas devem ter pelo menos uma cria antes da castração?

Mito! A castração antes do primeiro cio, inclusive, é benéfica à saúde da fêmea, pois previne uma série de doenças, entre elas, o câncer de mama.

Os animais sofrem durante a cirurgia?

Mito! A castração é um procedimento simples com baixos índices de complicações e óbitos e é realizada com o animal anestesiado. Por isso, deve sempre ser realizada por um médico veterinário, que tomará todas as medidas de proteção necessárias para garantir o sucesso do procedimento.

Não há necessidade de cuidados pós-operatório?

Mito! Mesmo sendo uma cirurgia simples, precisa de cuidados por parte do seu tutor, principalmente relacionados à alimentação e ao curativo nos pontos da sutura. Esses cuidados pós-castração garantem o sucesso do procedimento. Feitos corretamente, colaboram para uma melhor recuperação do animal e, assim, logo ele estará brincando com toda família!

Reduz e previne riscos de doença de saúde, como o câncer?

Verdade! A castração diminui a variação hormonal sofrida pelos animais ao longo de suas vidas. Por isso, reduz drasticamente as chances de terem câncer de mama, ovários e útero nas fêmeas, e próstata e testículos em machos. Por isso, ainda previnem gastos no futuro.

Castração diminui riscos de fuga?

Verdade! A castração diminui a resposta a estímulos reprodutivos, principal motivo de fugas tanto de cães como de gatos.

A castração é um procedimento caro?

Mito! De fato existem clínicas particulares que elevam o preço, principalmente para castrar cães de raça. É preciso pesquisar bem para achar um profissional veterinário que ofereça um bom custo-benefício, entretanto, muitos municípios  já oferecem gratuitamente a cirurgia de castração para cães e gatos de moradores. Entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade e se informe!

Um casal de cães ou gatos pode gerar mais de 80 milhões de filhotes em 10 anos?

Verdade! Cães se reproduzem de 6 em 6 meses, e gatos, de 3 em 3 meses. Você já imaginou quantos cães e gatos podem ser gerados por ano? É um número desproporcional à quantidade de famílias a procura de animais de estimação para acolher esses filhotes. Aí que o abandono acontece.

Castração impacta diretamente no número de animais nas ruas?

Verdade! Animais que hoje vivem nas ruas já tiveram um dono. Um dos principais motivos do abandono de animais são as crias indesejadas, que podem ser facilmente prevenidas através da castração.

Castração é um ato de amor?

Verdade! A castração é o modo mais humana e eficaz para fazer o controle populacional de animais.

A superpopulação de cães e gatos é uma realidade grave no Brasil. Além de ser um problema de saúde pública, já que animais que estão nas ruas podem transmitir doenças aos humanos, e extrema crueldade, pois os bichinhos ficam suscetíveis a outros tipos de maus-tratos, como frio, fome, espancamentos, atropelamentos e até morte.

Por isso, é muito importante que os donos assumam a responsabilidade da guarda responsável aliada à castração, pois os animais merecem ser cuidados em condições dignas, que garantam sua saúde e bem-estar.

Filhotinhos são lindos, mas sabemos que não há lar para todos, e o destino da maioria são as ruas da cidade. E além deles, existem os animais que já estão aqui, sofrendo com o abandono.

Pense nisso!

A castração, além de prevenir diversas doenças no seu pet, pode salvar a vida de um animal abandonado à espera de adoção.